Ocorrências da Sessão (15ª Ordinária de 2025 da 1ª Sessão Legislativa da 8ª Legislatura)

Em seguida, o Presidente, deixou a palavra livre para os vereadores se pronunciarem pelo prazo regimental.

Em seguida, o Senhor Presidente concedeu a palavra ao vereador Vilson, que se manifestou comentando sobre o veto, que foi derrubado. O prefeito havia vetado, mas foi derrubado o veto. E, como o vereador Rodrigo mencionou, agora é seguir em frente, afirmando que se precisa estruturar Cruzmaltina.

 O Municipio possui muitos agricultores com estufas de tomate, como foi mencionado pelo vereador Luiz, são dois tratores, perguntando ao vereador que confirmou. Então, esses dois tratoristas vão dar conta do recado, vai ser suficiente para atender bem os agricultores.

Que Cruzmaltina prospere cada vez mais na parte da agricultura, e assim vamos nos encaminhando.

Em seguida, o Senhor Presidente concedeu a palavra ao vereador Luiz, que se manifestou nos seguintes termos:

Assim como o vereador Rodrigo mencionou anteriormente, nós ficamos felizes com os encaminhamentos. Tentamos uma solução, e, embora outra gestão também tenha tentado de uma maneira, deu certo até certo ponto, mas depois não funcionou mais. Então, optamos por seguir um rumo diferente, na esperança de que agora as coisas se encaixem.

Estamos sempre torcendo e trabalhando pelo bem da população, nunca pelo mal.

Seguindo nessa linha, relacionada aos tratores e à agricultura familiar, observou que já foi divulgado, há alguns dias, o resultado do Promif Fruta. Alguns produtores estão o procurando, perguntando quando seriam feitas as entregas, entre outras informações.

Mas porem não tinha essa informação, que precisaria buscar esclarecimentos com o Secretário de Agricultura. Ele, inclusive, estava com uma apresentação preparada para a audiência, mas, em virtude do prolongamento dos trabalhos, precisou se retirar por conta de um compromisso.

Em breve, ele deverá vir até esta Casa apresentar para nós como estão os dados da agricultura e o andamento dos programas.

O vereador comentou que está acompanhando pelo Portal da Transparência e, até o momento, não visualizou nenhuma licitação aberta para a compra de insumos. Salvo se houver algum saldo do ano passado, o qual não se  recorda. Inclusive, neste ano, o programa foi ampliado, passando a atender 100 produtores.

Estava sendo analisado recentemente sobre a possibilidade de abrir uma parte desse projeto para a agricultura orgânica, junto com o senhor Presidente Celso. Então, deverá ser analisado essa possibilidade para incluir no próximo projeto.

Por enquanto, está sendo aguardado, visto que ainda não foi visto nenhuma licitação, mas acreditasse  que o Secretário, nos próximos dias, venha prestar esclarecimentos, com a apresentação que já estava preparada.

Aproveitou também para comentar sobre o almoço na comunidade do Olho d'Água, que, graças a Deus, foi um sucesso. Relatou que viu alguns vereadores presentes no evento, mas não citou nominalmente todos, pois estavam todos muito atarefados durante a festividade. Ressaltou que foi uma festa muito boa, com um público expressivo, sempre superando as expectativas. Destacou ainda que a festa da comunidade do Olho d'Água é sempre muito bem organizada e tradicionalmente de excelente qualidade.

Finalizou parabenizando a comunidade, que é muito unida e se mobiliza para realizar esse evento todos os anos. Ficando os seus agradecimentos especiais.