Resumo (32ª Ordinária de 2024 da 2ª Sessão Legislativa da 7ª Legislatura)

Impressão PDF

Identificação Básica
Tipo de Sessão: Ordinária
Abertura: 25/11/2024 - 19:30
Encerramento:



Conteúdo Multimídia



Mesa Diretora
Presidente: RICARDINHO / PL
1º Secretário: Marcos Paulo Gregio / PSDB
2º Secretário: ADILSON ESPANHOL / PL



Lista de Presença na Sessão
ADILSON ESPANHOL / PL
BERTINHO CASAVECHIA / PSD
CELSO DA PRODUSOL / MDB
Dorvalina Aparecida Bis Porfirio / PSD
Ivone Aparecida de Souza Neca / PL
Marcos Paulo Gregio / PSDB
RICARDINHO / PL






Expedientes
Abertura da Sessão:

Havendo quórum legal, o Presidente deu início à sessão às 19h30 (dezenove horas e trinta minutos) com a oração do Pai-nosso e uma leitura bíblica. Em seguida, o Secretário colheu a assinatura dos vereadores no livro de presença. 

Leitura da Ata Anterior:

 O Presidente solicitou a leitura da ata anterior, que após lida e aprovada foi assinada pelos vereadores presentes.




Lista de Presença na Ordem do Dia
ADILSON ESPANHOL / PL
BERTINHO CASAVECHIA / PSD
CELSO DA PRODUSOL / MDB
Dorvalina Aparecida Bis Porfirio / PSD
Ivone Aparecida de Souza Neca / PL
Marcos Paulo Gregio / PSDB
RICARDINHO / PL



Matérias da Ordem do Dia
Matéria Ementa Resultado da Votação
1 - Projeto de Lei Ordinária nº 23 de 2024
Autores:
Autoriza o Executivo Municipal a efetuar a abertura de Crédito Adicional Especial no orçamento do Município de Cruzmaltina para o Exercício de 2024.


Obs.: O Presidente requereu a leitura do Projeto de lei 23/2024 que Autoriza o Executivo Municipal a efetuar abertura de Credito Adicional Especial no orçamento do Município de Cruzmaltina para o Exercício de 2024. O Presidente colocou o Projeto de Lei em discussão, a vereadora Ivone pediu a palavra e ressaltou a importância do projeto enviado pelo Executivo Municipal, que visa a abertura de crédito adicional especial no orçamento municipal. O valor previsto é de R$ 115.000,00 (cento e quinze mil reais) que será destinado ao pagamento do abono natalino aos servidores públicos municipais. A vereadora explicou que este projeto é de grande relevância para os servidores públicos, que aguardam ansiosos por esse benefício. Ela reiterou que o crédito adicional será fundamental para garantir o pagamento do abono natalino, uma vez que o valor precisa ser incorporado ao orçamento do município. O Presidente colocou o Projeto de Lei em votação, como não houve contrários, deu por aprovado por unanimidade dos presentes, o Projeto de Lei 23/2024 em PRIMEIRA votação.
Aprovado



Votações Nominais - Matérias da Ordem do Dia
Matéria Votos
Projeto de Lei Ordinária nº 23 de 2024
  • ADILSON ESPANHOL - Sim
  • BERTINHO CASAVECHIA - Sim
  • CELSO DA PRODUSOL - Sim
  • Dorvalina Aparecida Bis Porfirio - Sim
  • Ivone Aparecida de Souza Neca - Sim
  • Marcos Paulo Gregio - Sim
  • RICARDINHO - Não Votou



  • Ocorrências da Sessão

    Em seguida, o Presidente, deixou a palavra livre para os vereadores se pronunciarem no prazo regimental. O vereador Celso pediu a palavra e destacou a importância de suas visitas realizadas durante sua candidatura a vereador, mencionando que percorreu diversas comunidades do município, como Rio das Flor e Monte Alto, ouvindo as demandas da população. Ele ressaltou que, em suas conversas, muitos moradores apresentaram reivindicações relacionadas a melhorias nas áreas de saúde, educação e infraestrutura, com foco em melhorias nas estradas.

    O vereador também compartilhou sobre sua visita a Dinizópolis, onde a principal solicitação da população foi a reforma do cemitério, que se encontra em estado de deterioração. O vereador Celso relatou que essa demanda foi constante entre os moradores e que a população já havia solicitado melhorias ao executivo, mas não haviam sido atendidas, em busca de uma solução para o problema o vereador entrou em contato com o assessor do deputado federal Francisquine, que demonstrou disposição em ajudar.

    O vereador solicitou ao assessor jurídico Doutor Jeferson, que elaborasse um ofício para ser entregue ao deputado Francisquine. Este ofício formaliza a solicitação de apoio para a realização da reforma do cemitério. O vereador também anunciou que agendou uma reunião com o deputado para o dia 12 de dezembro de 2024, em seu gabinete, em Curitiba, onde entregará pessoalmente o ofício.

    Celso reforçou que, embora o prazo para a execução do projeto de reforma seja 2025, não se deve adiar a busca por soluções, sendo essencial iniciar o processo ainda em 2024. Ele destacou que, com o apoio do deputado Francisquine, espera apresentar o projeto de reforma e reestruturação do cemitério já no início de 2025.

    Por fim, o vereador agradeceu ao assessor do deputado e ao próprio deputado Francisquine pela disponibilidade e pelo apoio à causa, enfatizando que este é apenas o começo de um esforço conjunto para melhorar as condições de Dinizópolis e do município como um todo. Em seguida, o Presidente, convocou os vereadores para sessão extraordinária, às 16h do dia 28/11/2024 para apreciação dos projetos em segunda votação.




    Considerações Finais

    E não havendo mais nada a tratar o Presidente agradeceu a presença de todos, principalmente dos vereadores em apreciar a matéria em pauta e declarou encerrada a presente sessão.